Homenagem às avós valentes!

de Andreia Prestes, Ana Prestes e Edu Prestes

Um livro sobre mulheres que lutaram contra a ditadura militar e hoje são avós!

Há cerca de 50 anos, o Brasil vivia um dos períodos mais autoritários de sua existência: a ditadura militar. De lá pra cá, muitas histórias de mulheres perseguidas por defenderem a liberdade de expressão se perderam. O hiato vivenciado entre as gerações fez com que as escritoras e o escritor de Minha Valente Avó percebessem que, embora as famílias de desaparecidos políticos e perseguidos pela ditadura cultivem essas memórias dentro de seus lares, as narrativas continuam distantes do público geral.

Em Minha valente avó, episódios surpreendentes da história do Brasil são contados por uma avó que leva sua neta para casa após a escola. No caminho, a neta desfruta com alegria a companhia da avó e descobre, pormeio dos relatos, uma mulher corajosa. A menina também acaba aprendendo mais sobre si mesma e sobre a política. 

A belíssima ilustração de Marilia Pirillo transporta as pequenas leitoras e leitores a um país governado por mandões. Ao mesmo tempo em que mostra momentos difíceis daquele período, Marilia revela nas páginas o profundo afeto que existe entre neta e avó.

Em um período dramático da história do Brasil, quando novamente surgem episódios de repressão ao livre pensamento com a ascensão de forças políticas autoritárias e saudosas dos porões da ditadura, nada melhor do que dialogar com as novas gerações sobre os perigos que rondam a democracia brasileira. 

Importante também é registrar a homenagem às avós e avôs que defenderam o Brasil com muita coragem e valentia em nome da liberdade, da democracia e da justiça social. 

Roberto de Oliveira – jornalista com pós graduação em Gestão Estratégica de Comunicação. É rapper e fundou nos anos 1990 a banda Nocaute, que foi uma das indicadas ao Grammy Latino na categoria “melhor álbum de rap/hip hop” no ano de 2002.
Na tv, apresentou os programas Jornal Futura e Conexão Futura. Atualmente escreve matérias para o site e a revista da União Brasileira de Compositores (UBC).

Posts Recomendados

Ninguém comentou ainda. Seja o primeiro.


Adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *