Livro de Luciana Peralva é um alento para vida dos jovens

 

Com ilustrações delicadas e texto dócil, temperado na medida certa com doses de humor, Um divagar em alta velocidade, da estreante Luciana Peralva, é daqueles livros que prendem a atenção de pessoas de todas as idades. Para adolescentes, especificamente, representa uma acolhida em seus mais profundos questionamentos. Lançado pela Editora Quase Oito na Festa Literária Internacional de Paraty, em julho deste ano, o livro terá novo lançamento no dia 25 de agosto, na Biblioteca Popular Machado de Assis, em Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro.

Pelas páginas da obra, acompanhamos a história de Lucia Marra, jovem que divaga sobre as mais diferentes fases de sua vida enquanto faz uma prova de português. Por meio dos pensamentos da menina, conhecermos sua personalidade alegre, as confusões em que se mete com os amigos, as mudanças causadas pelo crescimento, suas primeiras paixões, despedidas e conflitos internos.

“Em linguagem coloquial, a autora trabalha a verossimilhança, a ponto de o leitor se sentir parte da história. Questões como o ponto de vista da menina e o empoderamento feminino nos levam a pensar sobre o papel da mulher no mundo contemporâneo”, explica a escritora e psicanalista Ninfa Parreiras, na orelha do livro.

De fato, a escrita de Luciana Peralva, também responsável pelas ilustrações do livro, é o ajuste perfeito entre o fazer rir e o fazer pensar, de uma leveza poética que poucos escritores são capazes, além de se fazer valer de uma sonoridade deliciosa, como mostra o poema da página 49, A tormenta:

“Ruga, rogo, sai do meu rosto

Leva logo pra longe a loucura

Que cansa, coça, queima o estômago

Talha, tolhe, transforma e tortura

(…)”

 

Um divagar em alta velocidade é a Literatura a serviço daquilo a que se propõe: por meio da ficção, fazer o leitor pensar sobre si e sobre os outros, com a proeza de ainda nos divertir (muito) durante a leitura.

Sobre a autora:

Luciana Peralva nasceu no Rio de Janeiro. É escritora, designer e ilustradora. Começou a estudar literatura infantil e juvenil e não parou mais. Em 2016, venceu o concurso da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) “Era uma vez… uma proposta de leitura compartilhada”, na categoria “relato ficcional”, com o conto Natureza de coelho.

Participou ainda como autora em três antologias: Mapas literários: o Rio em histórias (Rovelle, 2015), Miudezas (Selo editorial Cartonera Carioca, 2016) e Conta-contos (Selo editorial Cartonera Carioca em parceria com a Quase Oito, 2017).

Em formato digital, lançou Presente pra Cecília (Pipoca, 2015) e a série infantil gratuita Livretos Coloridos (iBooks, 2012 – 14).

 

Sobre a editora Quase Oito:

A Quase Oito é uma editora independente que nasceu a fim de viabilizar a realização de projetos de Literatura Ilustrada para todas as idades e tem orgulho de trabalhar em parceria com outras empresas, editoras e selos.

 

 

Serviço:

 

Lançamento: Um divagar em alta velocidade

Data: 25 de agosto.

CEAT – Almirante Alexandrino 4098 – Santa Teresa, de 10hs ao 12:30hs.

Biblioteca Machado de Assis – Rua Farani, 53 – Botafogo, de13h30 as 16h.

 

Informações:


Um divagar em alta velocidade(Editora Quase Oito – 2018)
Texto e ilustrações:Luciana Peralva

Páginas:56

Valor:R$35,00 aprox. Será oferecido desconto a alunos da rede pública de ensino, como forma de incentivo a leitura.


Editora Quase Oito: www.quaseoito.com.br
Facebook: /quaseoito | Instagram: @quase_oito

 

Posts Recomendados

Ninguém comentou ainda. Seja o primeiro.


Adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *